O QUE É FÓRUM?
É um espaço de discussão pública. No fórum geralmente é colocada uma questão, uma ponderação ou uma opinião que pode ser comentada por quem se interessar. Quem quiser pode ler as opiniões e pode acrescentar algo, se desejar. Existem fóruns sobre todo o tipo de assunto.
O QUE FAZ O FÓRUM?
O Fórum tem múltiplos objetivos, destacando-se a criação e consolidação de um espaço onde possamos construir e reforçar caminhos que contribuam para o diálogo, a troca de experiências e vivências, buscando explorar o advento de uma convivência que reconheça que todos estão intrinsecamente interligados. Ao mesmo tempo tomar consciência que motive atitudes no sentido de se erradicar todas as formas de violência, com base no respeito à vida, nos princípios de solidariedade, fraternidade, irmandade, justiça e amor ao próximo.
O QUE É O FÓRUM CATARINENSE?
Entidade capaz de enfrentar, de forma organizada e articulada, os problemas da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes no Estado.
O QUE FAZ O FÓRUM CATARINENSE?
Busca a conscientização de todos sobre a violência e exploração sexual infanto-juvenil; o esclarecimento de que a violência sexual ocorre tanto na rua quanto no lar; a articulação de ações de denúncias, buscando sua canalização para os organismos competentes; a articulação com a mídia visando a realização de campanhas para aumentar a consciência social; e a capacitação de educadores e profissionais da rede de saúde para a identificação dos casos de violência e exploração.
QUEM PARTICIPA?
Não há instituições controladoras do Fórum, e sim o apoio de múltiplas instituições, caracterizando-se como um Fórum misto interinstitucional, em que seus integrantes se constituem basicamente por instituições públicas, privadas e sociedade civil organizada. Atualmente, o movimento possui 2.764 (dois mil setecentos e sessenta e quatro) adesões, organizado em 293 (duzentos e noventa e três) municípios do Estado, com 20 (vinte e uma) coordenadorias regionais e 248 (duzentos e quarenta e oito) coordenadorias municipais.
QUANDO E ONDE FOI CRIADO?
No dia 16 de maio de 1998, em Chapecó (SC), cerca de 120 pessoas de diversas regiões e de diversas entidades governamentais e não-governamentais de Santa Catarina se reuniram em Assembléia Geral para discutir a criação de uma entidade que fosse capaz de enfrentar, de forma organizada, os problemas de violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes no Estado, principalmente conscientizando a população sobre a existência desses crimes e inibindo os responsáveis pelas agressões.
MISSÃO
“Desenvolver processos e espaços participativos com a sociedade catarinense, possibilitando acesso à informação e conhecimento em prol da prevenção e enfrentamento da violência e exploração sexual infanto-juvenil”.
VISÃO
“Ser referência estadual em estratégias de excelência na mobilização social e gestão da informação para prevenção e enfrentamento da violência e exploração sexual infanto-juvenil”.
VALORES
• Respeito e compromisso com a defesa dos Direitos Humanos;
• Ética na postura e nas relações interpessoais e interinstitucionais;
• Respeito à condição peculiar da criança e adolescente como pessoas em desenvolvimento;
• Participação e co-responsabilidade;
• Desenvolvimento pessoal e técnico.
AÇÕES E CAMPANHAS
1998 – 24 de setembro Dia Estadual de Mobilização contra a Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil (palestras, reuniões, panfletagem, entre outros).
1998 – 24 e 25 de novembro 1o Seminário Estadual
1999 – 27 de maio Campanha: Carona Abusiva,
2000 – 25 de setembro: panfletagem, palestras, entre outros
2001 – 14 e 15 de setembro 1a Etapa Estadual do Projeto Meninos e Meninas (parceria com o Instituto WCF – World Childhood Foundation)
2002 – 14 e 15 de junho 2a Etapa Estadual do Projeto Meninos e Meninas
2003 – 09 e 10 de outubro 2o Seminário Estadual do Fórum Catarinense
2004 – 29 de abril Encontro Regional da Grande Florianópolis;
- 13 de maio a Assembléia Legislativa sediou uma Audiência Pública com o tema: “A garantia dos direitos infanto-juvenis nos municípios catarinenses”;
- A programação do dia nacional ficou nos dia 17 e 18 de maio, realizada através de apresentação da entidade Fórum; de dados sem Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil na grande Florianópolis e nos municípios que compõem o Fórum, e programações diversas em todos os municípios;
- 04 e 05 de junho aconteceu o II Encontro da Região Sul do Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra crianças e adolescentes, realizado em Porto Alegre-RS;
- O dia Estadual, 24 de setembro, foi marcado por uma série de eventos, iniciando com uma audiência pública, realizada no dia 20 de setembro no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, das 14 hs às 17 hs.
2005 – O Dia Nacional (18 de maio) foi marcado pela mobilização social para enfrentar a violência e a exploração sexual infanto-juvenil, através de ações desenvolvidas pelo Fórum Catarinense. Em Florianópolis foram realizados debates abordando o tema da violência, exposição artística, teatro infantil, ato público, panfletagem, trabalho produzido por crianças e adolescentes da rede pública de ensino, e outras atividades em todo o Estado.
2006 – 18 de agosto foi realizado um bazar de mercadorias doadas pela Receita Federal no auditório do Centro Executivo Casa do Barão – Av. Othon Gama D’Eça, 900 – Centro – Florianópolis, toda renda foi revertida para ações do Fórum Catarinense;
- O evento do dia 24 de setembro foi realizado pela Coordenação Geral em parceria com a Coordenação Municipal de Florianópolis na Avenida Beiramar Norte, com as apresentações culturais de projetos da comunidade local, e com a presença de profissionais da rede de atendimento à criança e ao adolescente do município de Florianópolis.
2007 – Nos dias 02, 03 e 04 de maio foi realizado o 3o Seminário Estadual do Fórum Catarinense, Na oportunidade foi eleita a nova diretoria do Fórum.
- Dia 17 de maio foi realizada uma Audiência Pública na Assembléia Legislativa em comemoração ao Dia Nacional (18 de maio).
2008 – No dia 12 de junho, foi realizado em Lages, onde a sede do Fórum encontra-se atualmente, o Encontro de Planejamento e Formação dos Coordenadores Regionais do Fórum Catarinense pelo fim da violência e exploração sexual infanto-juvenil, o encontro proporcionou um dia de reflexão e planejamento das ações do Fórum;
- No dia 12 de Setembro aconteceu também em Lages a Assembléia Geral Ordinária e Extraordinária do Fórum Catarinense e da Associação dos Integrantes do Fórum, o evento reuniu mais de 100 participantes de todo o Estado, dentre outras atividades, foram feitas alterações no Estatuto e Regimento Interno, aprovado a escolha para uma nova logomarca, etc., mais um momento importante para discutir e redirecionar as ações visando o enfrentamento da violência e exploração sexual infanto-juvenil.
- O evento do Dia 24 de Setembro foi realizado pela Coordenação Municipal de Lages, onde a Coordenação Estadual apoiou e participou do evento que aconteceu na Praça Joca Neves, com apresentações culturais de projetos da comunidade local, e com a presença de profissionais da rede de atendimento à criança e ao adolescente do município de Lages.
COORDENAÇÃO GERAL DO FÓRUM
Coordenadora Estadual do Fórum e Diretora Presidente da Associação dos Integrantes do Fórum: Helen Crystine Corrêa Sanches
SECRETARIA EXECUTIVA
Situado à:
Rua Correia Pinto, 376 - Centro – Lages/SC
Secretária Executiva: Ediane Soares
Telefone: 49 3223 0311
e-mail: forumcatarinense01@yahoo.com.br
SECRETARIA EXECUTIVA – ATRIBUIÇÕES
1 – Atualização do Cadastro:
- Integrantes Fórum
- Integrantes Associação
- Cadastro dos e-mails no site
- Mala Direta e e-mails
- Inclusão opção de cadastro no site
2 – Secretariar reuniões e elaborar atas;
3 – Organização das campanhas e elaboração do relatório estadual das atividades realizadas – a partir dos Coordenadores Municipais e Regionais;
4 – Correspondências – ofícios e e-mails;
5 – Eventos e reuniões – Agendamento de reuniões e organização de eventos:
- Expedição de convites; e-mails e confirmações
- Material e apoio
ASSOCIAÇÃO DOS INTEGRANTES DO FCVESIJ
Fundada em 25 de novembro de 1998, com sede e foro em Florianópolis, Estado de Santa Catarina, é uma sociedade civil, democrática, sem fins econômicos, com prazo de duração indeterminado, tem por finalidade prestar apoio técnico, operacional e financeiro necessário ao cumprimento das finalidades do Fórum.
ASSOCIAÇÃO DOS INTEGRANTES DO FCVESIF
Diretora Presidente: Helen Crystine Corrêa Sanches
Diretor Vice-Presidente: Osmar Dettmer
1a Diretora Secretária: Silvana Machado do Espírito Santo
2a Diretora Secretária: Euda Santos Rocha
Diretora Financeira: Isabel Kaeffer
Diretor de Comunicação: Miguel Minguillo
Conselho Fiscal: Durval da Silva Amorim, Magda Nunes Bittencourt e Maria Elisabeth Prebianca Godoy
Suplentes: Zeli Sabino Delfino, Lílian Maria Rodrigues e Maria Elizabete Ghedin Pizzolo
DECLARAÇÃO DE UTILIDADE PÚBLICA
• Em 04 de outubro de 1999 foi sancionada a Lei 5.442, reconhecendo a utilidade pública municipal da Associação dos Integrantes do Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e Exploração Sexual Infanto-Juvenil, publicado no DOU em 11 de outubro de 1999
• Em 12 de janeiro de 2007, foi sancionada a Lei 13.942, reconhecendo a utilidade pública estadual da Associação dos Integrantes do Fórum Catarinense pelo Fim da Violência e da Exploração Sexual Infanto-Juvenil, publicado no DOU em 12 de janeiro de 2007
Para maiores informações contatar no endereço eletrônico: jbltita@yahoo.com.br ou forumcatarinense01@yahoo.com.br ou pelo telefone 49 3223-0311.
Nenhum comentário:
Postar um comentário